segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Cultura apocalíptica


Umberto Eco surpreende nessas suas palavras avaliando a apocalítica (secularizada?) nos nossos dias...


Estamos vivendo (nem que seja da maneira desatenta a que fomos habituados pelos meios de comunicação de massa) os nossos terrores do fim; e poderíamos até mesmo dizer que o fazemos no espírito do bibamus, edamus, cras moriemus, celebrando o fim das ideologias e da solidariedade, na voragem de um consumismo irresponsável. Assim, cada um joga com o fantasma do Apocalipse, ao mesmo tempo em que o exorciza – quanto mais inconscientemente o teme, mais o exorciza e o projeta nas telas em forma de espetáculo cruento, esperando assim torná-lo irreal. Mas a força dos fantasmas está justamente em sua irrealidade.

Um comentário:

Psb Ivoti disse...

Muito Bom...
Vale apena Ler essas postagens, pois fazem a gente pensar nos nossos atos do dia dia...
Essa ultima então...
Parabens!!!!!